Índice de desenvolvimento da educação básica
PEDAGOGIA
franciane biancardi rizo
mudanças NA ESCOLA com o ideb (iNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA)
Linhares
2013
franciane biancardi rizo
mudanças NA ESCOLA com o ideb (iNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA)
Trabalho do curso de (Pedagogia) apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Políticas Públicas na Educação Básica; Currículo Escolar e as tecnologias em Educação: Metodologia da Pesquisa Cientifica: Fundamentos da Gestão Educacional: Seminário III.Orientador: Prof. Cyntia Simione França,Melina Klaus, Okçana Battini, Vilze Vidotti, Samira Kfouri.
Linhares
2013
Introdução
O trabalho realizado, levará o aluno compreender a importância da avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nas escolas públicas de todo país.
Podemos dizer que o IDEB foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez.
Desenvolvimento
O trabalho consiste em entrevistar duas escolas do ensino fundamental pública, levantando dados sobre o IDEB.
Na primeira escola que foi feita a entrevista, a professora relatou que a instituição conseguiu atingir a meta imposta pelo IDEB e ficou entres as primeiras colocadas com nota 6,1, resultado muito bom, pois