indice de desenvolvimento na educação basica
Este texto relata sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, com base em duas entrevistas feitas com professoras de colégios estaduais que com suas experiências descreveram sobre como a escola se preparou para o exame, mostrando assim a importância do mesmo e como a gestão se comporta depois do resultado, trazendo melhoria para o desenvolvimento escolar.
2.desenvolvimento
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, e sua avaliação estão fazendo com que as escolas se preocupam com o desenvolvimento escolar dos alunos, ou seja, o aluno passou a ser o centro e o coração do sistema educacional. Durante o decorrer do ano letivo as disciplinas ministradas estão sendo direcionadas para a melhor execução nas avaliações externas.
E nessas avaliações são estipuladas metas para cada escola alcançar, sendo sempre maior que a ultima nota do IDEB, metas essas que são solicitadas pela secretária de educação de cada estado.
Para atingir as metas nas avaliações algumas escolas oferecem professores interventores e em outras escolas oferecem incentivos para que os alunos façam a prova com mais atenção e compromisso, mas nem sempre essas metas são alcançadas, pois a falta de comunicação regular entre a equipe escolar e os pais, ou até mesmo uma formação continuada para os professores dão origem a essas más notas. "Estabelecer uma comparação com as notas de outras escolas também pode ser uma estratégia válida. Só não faz sentido confrontar escolas de realidades diversas, que atendem alunos de níveis socioeconômicos muito diferentes", pondera Alavarse.
E o resultado, independente do número alcançado, vem sempre para acontecer mudanças no pensar e no agir, porque é neste resultado que avalia a