ética e publicidade
Resumo: Escolhendo uma peça jornalística e uma peça publicitária, o ensaio identificará através de uma análise o problema ético-moral presente nas duas peças, além de diferenciar a atuação profissional mediante o problema e comparar as táticas de persuasão presentes em cada discurso. Os temas escolhidos foram a padronização estética da beleza e o sensacionalismo abordado nas manchetes jornalísticas por serem assuntos muito comuns na publicidade e no jornalismo e que sempre geram grandes discussões. Este ensaio baseou-se na análise de propagandas, críticas populares e códigos de ética vigentes na publicidade e no jornalismo.
1. Introdução
A padronização estética da beleza é algo muito recorrente na mídia e sempre provoca diversos tipos de reação quando colocado em questão. Dietas exageradas, exercícios físicos e alimentação irregular podem ser considerados apenas alguns exemplos de um problema frequente, principalmente entre os jovens. A publicidade é em parte, muito responsável por divulgar e transmitir mensagens que estimulem os jovens a seguir os padrões definidos mesmo que isso seja prejudicial à saúde dos mesmos.
A rede de lojas Marisa, divulgou uma propaganda em que a questão estética está plenamente em evidência, destacando um padrão e incentivando o público a seguir dietas para um fim definido. O comercial teve uma grande repercussão e dividiu opiniões.
O sensacionalismo abordado nas matérias jornalísticas, por sua vez, é responsável muitas vezes pela má interpretação de uma manchete, causando uma situação vexatória para quem estiver em destaque. Infelizmente, muitos jornais ainda se utilizam de tal recurso para atrair um número maior de público.
O tablóide ‘Meia Hora’ se utiliza do sensacionalismo com muita frequência, além de ironizar assuntos e usar uma linguagem vulgar na tentativa de atrair um alto número de leitores, como será apresentado ao longo do ensaio.
2. Desenvolvimento
O comercial ‘Homenagem’ das