Ética e Moral
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
Disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia Química II
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
Uma abordagem multidisciplinar.
QUARTO TRABALHO
Estudo da Obra ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Editora Martin Claret. Brasil. 2006. 240p.
Contexto Geral: Estudo dirigido da Ética (das Virtudes) de Aristóteles.
Considerações Iniciais
De acordo com Stephen Law (2007), na sua obra que resume a Filosofia atual, três seriam as mais relevantes linhas do pensamento, a respeito da Ética (a busca do comportamento mais adequado).
O Utilitarismo de Jeremy Bentham e John Stuart Mill, que nos propõe agirmos de tal forma a procurarmos promover o máximo de Felicidade ao maior número de pessoas. Neste caso, uma ação é tanto mais ética quanto maior a quantidade de felicidade promovida.
A Deontologia que se baseia no cumprimento do dever, sendo seu grande expoente, o Filósofo Immanuel Kant. De acordo com este pensador as normas a serem seguidas são estabelecidas pela consciência do próprio indivíduo.
A história da humanidade está repleta de exemplos de grandes e lamentáveis desgraças, nos casos onde os indivíduos são levados a cumprir normas comportamentais ditadas por outros. O cumprimento de normas alheias à consciência do próprio indivíduo que eventualmente as seguem, caracteriza ainda, na minha opinião, um estado de imaturidade, dependência e escravatura mental em relação a outros.
Por fim, a Ética das Virtudes de Aristóteles, tema do presente trabalho. Aristóteles concluiu que o que todos nós essencialmente almejamos é sermos felizes. Nos tornamos felizes pela prática de ações; comportamentos adequados. Os comportamentos adequados seriam a prática das virtudes, sendo as principais, a Prudência, a Temperança, a Persistência e a Justiça. Pela prática das virtudes, atingir-se-ia a Eudamonia, palavra de sentido complexo, que significa Felicidade, Auto Realização e Florescimento