Etapas de uma obra
Trabalho de Atelier de Arquitetura
Etapas de uma obra
Acadêmica: Taís da Silveira Cruz
Limpeza e Terraplanagem
Nesta etapa começamos a limpeza do lote para a construção do canteiro de obras e a preparação do terreno para a construção, ela envolve basicamente três coisas. A terraplenagem que é o nivelamento do terreno, que pode ser um processo de tirar terra ou de aterrar, dependendo do tipo de desnível do lote. A ligação da água e da energia elétrica.
Marcação de Obra
O nivelamento consiste em transportar uma referência de nível marcada em uma determinada altura para outro local, estabelecendo assim um plano horizontal. Numa obra a referência de nível (marca) é estabelecida a 1,0 metro do nível do piso e transportada para as paredes dos outros cômodos. É através do nivelamento que marcamos as alturas da alvenaria, dos vãos de janelas e portas, do pé direito das alturas do piso e contrapiso na pavimentação. A ferramenta mais utilizada para realizar o nivelamento é a mangueira de nível.
Marcação de Obra
Prumada é o que posiciona numa direção vertical os elementos de uma construção. É utilizada na construção da fiada de blocos levante de parede aprumando os blocos iniciais e finais de cada fiada, na marcação das mestras superiores do reboco de uma parede, na obtenção de eixos de elementos estruturais de uma fundação, etc. As ferramentas utilizadas para obter a prumada são: prumo de face e o prumo de centro.
Marcação de Obra
Locar ou marcar a obra é uma das etapas de maior importância na construção. Ela consiste em medir e assinalar no terreno a posição dos furos ou valas de fundações, paredes, colunas e outros detalhes, tudo de acordo com o projeto. Na fase de execução da locação da obra deve se adotar o maior rigor possível, bem como os equipamentos e técnicas que garantam o perfeito controle das dimensões da edificação (controle geométrico).
Preferencialmente, utilizar