Etapas e execução de uma obra
O tarefamento tem como objetivo acelerar o “andamento” da obra, para ganhar tempo em cada etapa, para que no futuro a entrega dos apartamentos sejam realizados dentro do prazo determinado pela construtora honrando se compromisso com cada cliente.
A caracterização dos serviços pode ser dividida em 5 categorias distintas:
Características do produto. A análise do projeto do produto é o primeiro passo no entendimento do serviço. A não uniformidade dos projetos, característica marcante na construção civil, gera produtos únicos. Dessa forma, o levantamento da produtividade da mão-de-obra, da forma pretendida neste trabalho, requer que tais características, inerentes a cada projeto, sejam conhecidas e levadas em consideração quando feitas as análises dos dados relativos a cada serviço.
Materiais e Componentes. São bastante variadas a gama de materiais e componentes utilizados na realização dos serviços de fôrmas, armação, concretagem e alvenaria. A possibilidade de combinações de materiais aumenta o grau de diversificação na maneira de se executar um mesmo serviço e revela a preocupação em atingir maior grau de racionalização, reduzir custos etc. Acredita-se que a utilização de materiais e componentes distintos seja um dos fatores que poderá influenciar a produtividade da mão-de-obra. Daí a importância de se conhecer os materiais e componentes usualmente utilizados.
Equipamentos e Ferramentas. A execução de um serviço dentro de um mesmo sistema pode se dar fazendo uso de diferentes equipamentos e ferramentas. Sejam por opção do operário, procedimentos da empresa ou imposição de superiores, a escolha da ferramenta/equipamento deve levar a uma maior racionalização do serviço e garantir a melhora ergonômica quanto às atividades do trabalhador. O uso de ferramentas distintas constitui outro fator que se acredita capaz de influenciar a produtividade.
Mão-de-obra. Igualmente importante é o entendimento das características da