ética e moral
Para a necessidade de construção de uma sociedade justa, adotando atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças sociais.
Para tanto,deve-se discutir a moral vigente e tentar compreender os valores presentes na sociedade analisando quando eles devem ou podem ser mudados, visto que os mesmos são instrumentos de construção da sociedade.
A ética e a moral são termos freqüentemente usados como sinônimos, no entanto há uma distinção entre eles. A ética é uma das áreas da filosofia que investiga sobre o agir humano na convivência com os outros e a moral que surge dessa convivência. A palavra ética provém do grego ethos, que significa hábitos, costumes, e se refere à moradia de um povo ou sociedade. O termo moral, por sua vez, provém do latim moralis e significa costume, conduta. A Moral é o conjunto de normas e condutas reconhecidas como adequadas ao comportamento humano por uma dada comunidade humana e estabelece princípios de vida, capazes de orientar o homem para uma ação moralmente correta
A moral é o conjunto de princípios, crenças, regras que orientam o comportamento dos indivíduos nas diversas sociedades, é no campo da moral que dominam os valores relacionados ao bem e ao mal, como aquilo que deve ser buscado ou de que se deve afastar. Assim, torna-se necessária a elaboração de critérios que classifiquem as ações como boas ou más, corretas ou inadequadas, e que orientem e justifiquem a escolha do cidadão.
A educação tem tido o papel de socialização da cultura, do conhecimento e dos valores. A moral e a ética devem, portanto, ser transmitidas às novas gerações e essa difusão do conhecimento ocorre dentro da escola. A escola tem uma dimensão moral, mas esta não deve ser considerada a única instituição social capaz de educar moralmente os cidadãos. A família tem também papel importante ao lado da escola, sendo o primeiro espaço de