Ética e Moral
2.1 DEFINIÇÃO DE ÉTICA E MORAL
A Ética pode ser assimilada de forma comportamental que torna a pessoa consciente do que é certo ou errado, ou seja, seus princípios fundamentais de vida que estarão dando personalidade a cada individuo, seja ético ou antiético. Vázquez (2011, pag. 23) que “a ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é a ciência de uma forma especifica de comportamento humano”.
Ética pode também ser entendida como filosofia (ato de pensar) de forma correta se baseando nos princípios morais que nos levam a compreender como comportamento humano. Fipecafi (2010, pag. 32) relata que “no plano individual, uma pessoa pode alterar seu comportamento, refletindo essa mudança em suas ações, independentemente de qualquer mudança...”.
A moral pode ser interpretada de forma social, podemos citar como exemplo: as leis, que são normas que impõem princípios do que seria certo ou errado moralmente, que por sinal é imprescindível para o comportamento social universal que mantém a pratica da boa convivência na sociedade. Vázquez (2011, pag. 43) relata que “a moral dos homens livres não só é uma moral efetiva, vivida, mas tinha também seu fundamento e sua justificação teóricas nas grandes doutrinas éticas dos filósofos da antiguidade...”.
2.1.1 Ética Versus Moral
É comum as pessoas confundirem o conceito de ética e moral, pois ética vem do grego “ethos” e moral vem do latim o que as torna num sentido significativo: ou seja, pessoal e social. Conforme cita Fipecafi ( 2010, pag.25 ) “a ética ou moralidade das pessoas ou grupos não consiste meramente no que elas fazem costumeiramente, mas no que elas pensam que e correto fazer...”.
A moral tem sentido referente ao que a sociedade expõe, ou seja, as normas (leis) que dão direcionamento no convívio social, que são indispensáveis para o bom convívio entre a sociedade, limitando as regras que trarão o inicio da ética na personalidade de cada ser