Ética e Moral
A Ética Etimologicamente, ética provém do grego ethos, isto é, costume, maneira de proceder, de se comportar, caráter. A ética é a dimensão teórica e reflete sobre a dimensão prática, ou seja, sobre a moral. Reflete, ainda, sobre a legitimidade das instituições jurídicas e políticas criadas pelos Homens. A ética procura abstrair-se da diversidade de normas e de juízos morais de caráter prescritivo para perceber quais são as razões que levam o ser humano a adotar princípios e normas morais. A ética propõe-se a compreender a moral com vista à fundamentação última do agir humano e preocupa-se com a intenção e finalidade dos nossos atos. Em suma, a função da ética é a de estabelecer princípios ou critérios que permitam a fundamentação ou a justificação racional das ações e das normas morais. Existem diferentes áreas/domínios da reflexão da ética que nos permitem precisamente confirmar a amplitude dos seus objetivos:
Ética normativa
Metaética
Ética aplicada
Procura encontrar os princípios fundamentais que orientam a conduta humana e que permitem distinguir as ações corretas das incorretas.
Procura descobrir a origem, a natureza e o significado dos princípios éticos. Estuda os conceitos e os juízos morais.
Analisa casos particulares na tentativa de indicar soluções possíveis para esses mesmos problemas.
Características da Moral A moral é um elemento tão próprio do ser humano como a sua condição de ser mortal, finito e limitado; a moral faz parte do Homem. Quando à caracterização, a moral é:
Prática
Fornece pautas para a vida quotidiana na dimensão prática do agir.
Adquirida
A moral não nasce connosco, antes a assimilamos e adquirimos através da cultura.
Normativa
Estabelece preconceitos, leis ou regras, em relação aos quais são formulados os juízos de valor.
Prescritiva
Ordena, regula de antemão os deveres e obrigações de cada indivíduo; orienta a ação do Homem.
As Normas Morais As normas morais são regras