Física Ondulatória
Ondulatória é a parte da Física que estuda as ondas, ou seja, qualquer perturbação (pulso) que se propaga em um meio. Chamamos de Fonte qualquer objeto que possa criar ondas.
A onda é somente energia, pois ela só faz a transferência de energia cinética da fonte para o meio. Portanto, seja qual onda for, não transporta matéria.
Crista: Pontos de maior intensidade, o topo da onda.
Vale: Pontos de menor intensidade da onda.
Nível Médio: Pontos entre o as Cristas e os Vales.
A distância entre a crista ou o vale e o nível médio é chamada amplitude (y). Já a distância entre duas cristas consecutivas ou dois vales consecutivos é chamada de comprimento de onda (λ).
Principais Resultados
ACÚSTICA: ONDAS SONORAS
Acústica é o estudo das ondas sonoras. Ondas sonoras são as que possuem frequência de vibração entre 20 e 20.000Hz, que naturalmente, são captadas e processadas por nosso sistema auditivo. Que se origina a partir de vibrações do ar que são captadas pelo tímpano com frequência e amplitudes pré-definidas. São de natureza mecânica, de tipo longitudinal e classificação tridimensional. Não se propagam no vácuo (por isso, o vácuo é o melhor isolante acústico).
Infrassom e Ultrassom – O ser humano é capaz de captar frequências sonoras que vão de 20Hz a 20.000Hz. Uma onda com frequência inferior a 20Hz é chamada infrassom; superior a 20.000Hz, ultrassom. Alguns animais, como os morcegos e os cachorros são capazes de perceber os ultrassons.
Velocidade do som – As maiores velocidades de propagação do som ocorrem nos sólidos; as menores, nos gases.
CARACTERÍSTICAS FISIOLÓGICAS DO SOM:
Sua amplitude é medida em ciclos por segundo. O som é dinamogênico, ou seja, a energia muscular aumenta com a intensidade e a altura dos estímulos sonoros. Cada som ou vibração energética possui uma altura ou frequência determinada e, portanto, ressoa numa determinada