Ética e Moral
Moral é a necessidade que o individuo tem de pautar o seu comportamento por normas que se julgam mais apropriadas ou mais dignas de ser cumpridas. Estas normas são aceitas intimamente e reconhecidas como obrigatórias. Sendo assim dizemos que o homem age moralmente. Moral vem do latim mos ou mores, diz em latim a mesma coisa que ethiké em grego.
O que ambas tem em comum: tanto uma como a outra encontra no próprio agente as capacidades, a disposição para praticar uma ação que encontra nela mesma sua própria finalidade.
Diferença entre moral e ética: a ética não cria a moral. Toda moral supõe determinados princípios, normas ou regras de comportamento, não é a ética que os estabelece numa determinada sociedade. A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Moral é um conjunto de regras, normas de um grupo social.
Bentham princípio da máxima felicidade: entende-se aquele princípio que aprova ou desaprova qualquer ação segundo a tendência que tem a aumentar ou a diminuir a felicidade da pessoa, como também a promover ou a comprometer a felicidade. O homem é um ser racional e senciente: ser capaz de experimentar a dor e prazer.
Objetivo da moral: atingir a máxima felicidade, o maior prazer para o maior número de seres envolvidos.
Características da ética utilitarista: é uma ética teleológica, eudaimonista, hedonista e consequencialista.
Bentham x Mill: para Bentham o prazer pode ser medido, porque todos os prazeres são quantativamente iguais. Mill afirma que os prazeres