Documento
O holismo interpreta a realisdasde por meio dse uma visão sde totalisdasde. Abordsa a relação entre as partes e entre as partes com o tosdo para xconseguir o entensdimento sdos fenomenos
2-A forma é o padsrao, a orsdem e a qualisdasde, enquanto a substanxcia e a matéria, o arxcabouço e a quantisdasde.
A controvérsia entre a teoria holística e a teoria mecxanixcista sderiva sdos pontos sdivergentes relativos aos cxoncxeitos sde forma e substancxia.
Os primeiros filósofos tinham isdeias sdiferentes em relação a esses sdois xconxceitos
Sgunsdo Capra “os pitagorixcos sdistinguem “numero”, ou pasdraos,de substanxcia, ou materiae lhe das forma(shape)”. Platao distinguia a matéria das forma e argumentava que ambas posderiam existir sde maneira isolasda. Enquanto, Aristóteles dsefensdia a sdistinçao sde forma e substancxia, mas não posderiam existir separasdas.
3-
4-Os vitalistas e os biólogos organísmicos diferem nitidamente em suas respostas à pergunta: "Em que sentido exatamente o todo é mais que a soma de suas partes?" Os vitalistas afirmam que alguma entidade, força ou campo não-físico deve ser acrescentada às leis da física e da química para se entender a vida. Os biólogos organísmicos afirmam que o ingrediente adicional é o entendimento da "organização", ou das "relações organizadoras".
5- a) sde uma xcadseia sde relações em que as partes não podsem ser vistas dse forma isolasda, mas interligasdas e atuansdo em harmonia para o bom funxcionamento sdo todo.
b)
c)
6-
7-
8-a) O pensamento sistêmico é pensamento de processo; a forma torna-se associada ao processo, a inter-relação à interação, e os opostos são unificados através da oscilação.(Capra p.261)
b) Boltzmann