ÉTICA E MORAL
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Legislação e Ética Profissional
por
Ivan Murilo Lucas Duarte
Brasília, DF
Setembro, 2013
Resumo
Introdução
A ética é uma característica inerente a todo ato humano e, por esta razão, é um elemento vital na realidade social. Todo homem possui um senso ético. Julgando constantemente suas atitudes.
O comportamento humano sempre é visto por uma ótica de certo e errado, e esse padrão de ótica é derivado do contexto cultural da sociedade em que estamos inseridos.
A ética está relacionada ao desejo de viver a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis.
O estudo da ética talvez tenha se iniciado com filósofos gregos há 25 séculos atrás.
Definições
De acordo com o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes.Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas.
“A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta.” (VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed. Brasiliense, 1993, p.7).
Ética Grega
A ética surge na Grécia, quando os filósofos de cultura ocidental apontam suas teorias aos “contemporâneos dos mistérios do universo e das forças cósmicas (cosmogonia), para a essência moral e o caráter dos indivíduos” (GALVÃO, 2002, p. 4), então o homem passa a ser objeto de pesquisa, iniciando a temática do discurso moral e político como forma de enquadramento social, e essa tendência movimenta o mundo das idéias, que,