Ética e moral
Ética é principio, moral são aspectos de conduta especificas; Ética é permanente, moral é temporal; Ética é universal, moral é cultural; Ética é regra, moral é conduta da regra; Ética é teoria, moral é pratica.
Como Exemplo vou citar o contador ao fazer um balanço deve resguardar os interesses da firma. A ética ao contrário seria um julgamento da moral enquanto distingue o bem do mal. Assim, usando o mesmo exemplo, a ética julgaria se sonegar impostos é justo num momento de crise da firma. Ora esta distinção, contradiz o sentido constante de moral que é um dever, contendo em si já um julgamento do bem e do mal, que portanto, se confunde com a ética.
2.Entre os Constituintes éticos apresentados como fundamentos para a existência de um sujeito moral, destacar dois deles pela importância para a dignificação moral pessoal e profissional. O Bom senso e o respeito. Devemos ter o bom senso, nas nossas atitudes é elemento central da conduta ética uma capacidade virtuosa de achar o meio termo e distinguir a ação correta, e respeitar a si próprio e ao próximo também, isso faz de nós seres dignos, tanto em nossa vida pessoal quanto na profissional.
3.Como você justificaria de forma resumida e objetiva a importância da ética na formação pessoal, nas relações interpessoais e no desenvolvimento das atividades profissionais?
É importante sermos éticos, para termos credibilidade. Quando praticamos o certo e fizemos o que é correto temos nos outros a credibilidade e a confiança, e isso é muito importante, tanto em uma relação de amizade, quanto em uma atividade