Satisfação no trabalho
Necessidade de Realização
- Quando diz a esposa May ,que não era hora de parar queria construir um império que durasse séculos .
- No diálogo com o Sr. Visconde Feitosa ele coloca suas ideias e projetos ,fala de valores para o Brasil ,outras riquezas como industrias e defende a ideia de acabar com a escravidão .
-Negociação da iluminação para o Rio de Janeiro ,leva projeto e fala em lucros .
-Cena que o Sr Pereira o pega começando a estudar para ser um bom caixeiro
-Cena que ele conversa com o Sr Visconde e fala de suas vontades para fazer um pais melhor com a construção de indústrias livre comercio e transportes para fazer as trocas de mercadorias.
-Cena que ele apresenta o novo código comercial criado por ele como, liberdade de mercado, lucro com bem estar social como propulsor de novas riquezas etc..
-Cena que ele decide fazer uma construção do cabo submarino (desejo do imperador),sendo que não receberia nenhum centavo assim se tornou visconde.
Auto Confiança
-Cena que ele da a Chave ao escravo para colocar e retirar a mascara e onde ele começa a ter sua auto confiança e acreditar no que ele acha que é certo.
-Cena que ele vende a moeda Brasileira e assim define seu preço no mercado pois com a falta de moeda e onde ele como detentor de toda moeda ele tem a auto confiança de vende-la mais cara no mercado.
-Cena que o Sr Pereira fala que esta a beira da falência e Irineu tem a ideia de apertar as pessoas que devem Sr pereira para preservar ao menos os bens materiais.
-Cena que ele liquida sua firma que mais faturava e parte para trabalhar na área industrial querendo algo maior.
-Cena em que afirma não ter nenhum escravo
Disposição de Assumir Riscos
- Cena em que ele vira Marçom , um risco que ele corre devido as autoridades como Sr. Visconde não aprovavam .
- A decisão de ir trabalhar com o banqueiro
- A liquidação de sua empresa em pela ascensão nos negócios (inovar, ser diferente)
-Cena que ele financia a