Ética e moral na publicidade
A temática ética na comunicação engloba um amplo cenário dentro das áreas de jornalismo, relações públicas, turismo, publicidade e artes.
Em uma sociedade onde é motivado um consumo frenético como a nossa, o trabalho da publicidade nada mais é do que vender a todo custo. E porque não o do jornalista, ser sensacionalista?
A globalização alavancou um viver imediatista. Se os veículos de comunicação em massa não gozarem da credibilidade da população, estão num perigoso jogo de roleta russa, em que a qualquer momento o tiro será disparado contra si.
A Publicidade possui um código de ética que deve ser seguido por todos os profissionais da área, caso contrário, está indo de encontro a estes princípios de valores que devem ser respeitados e que dão uma homogeneidade ética ao segmento e pode ser banida a campanha que foi veiculada ferindo os dizeres do código.
Dentre os itens do CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE PROPAGANDA, estão:
• Não induzir ao erro • Não se aproveitar da inocência de crianças • Agir sempre com honestidade • Bom relacionamento entre fornecedores, veículos, clientes e agência
Mas ainda existem profissionais que prezam pela ética. De acordo com o texto de Alex Gonçalves, para o site Canal da Imprensa, um pensar ético não é uma alternativa profissional, mas sim uma necessidade social. Se o descaso com a moralidade não for modificado, a sociedade continuará caminhando para o caos.
Fontes: http://www.infopedia.pt/$etica-da-comunicacao
http://www.canaldaimprensa.com.br/canalant/debate/dquartedicao/debate08.htm