etica na propaganda de cerveja
2015
Moral, ética e as publicidades que hiperssexualizam a mulher.
Aluno: Daniel Temponi
Milena Mie Ohtsuki
1 Introdução
O presente artigo discute a questão ética e moral sobre campanhas publicitárias que objetificam e hiperssexualizam a figura feminina. Utilizamos a metodologia baseada no estudo de caso, baseado em casos reais, contando também com os conceitos teóricos, que englobam moral, ética e publicidade hiperssexual.
Devido às questões sócio-culturais, boa parte dos anúncios produzidos para homens transmitem a idéia de que o homem é superior e a mulher um objeto sexual e que deve ser consumido. A publicidade tem uma grande responsabilidade na formação de opinião, logo, propagandas que denigrem a imagem da mulher, ou de outro grupo, só ajudam na construção de preconceitos e estereótipos.
A partir desse tema discutiremos duas campanhas de cerveja, uma que abusa da imagem da mulher e outra que trabalha de maneira ética, e ambas voltadas para o público masculino.
2 Trabalhando a ética e a moral
Com o avanço das novas mídias, a publicidade deve tomar cuidado em como se comunicar com o público. Muitas vezes a sua comunicação tem um ruído e acaba desagradando determinado grupo, por isso, o publicitário deve prestar muita atenção no discurso da sua campanha e, alem de tudo, saber trabalhar de maneira moral e ética.
Esses termos tão simples geralmente não são compreendidos, para isso, o autor Vázquez define ética como: “a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade” já a moral, como: “um conjunto de normas e prescrições em vigor na sociedade”, então, a ética é voltada para o campo científico e filosófico, e a moral é mutável ao ambiente em que a pessoa esta inserida. Complementa o autor:
“A moral não é ciência, mas objeto da ciência; e, neste sentido, é por ela estudada e investigada. A ética não é a moral e, portanto, não pode ser reduzida a um conjunto de normas e prescrições;