Tipos de intervenção verbal do terapeuta
A segunda intervenção verbal importante que o texto nos traz, é a importância de Informar ao paciente, aspectos que dizem respeito à sua problemática ou às situações de seu dia a dia, sugerir leituras é uma forma de transmitir estas informações tão importantes e que podem trazer ao paciente a consciência de que ele não é único a apresentar certa dificuldade e assim abrir novas possibilidades de pensar sua dinâmica psíquica.
Outra intervenção importante é o fato de fazer Confirmações ou Retificações no que diz respeito às falas do paciente. Através das atitudes frente às retificações, é possível perceber como se dá a dinâmica do paciente (se assume e usa, se aceita só formalmente ou se nega). Já as confirmações das falas dos pacientes, contribuem para que o mesmo desenvolva uma “confiança em seus próprios recursos egóicos” e também para estabelecer uma relação de igualdade e de confiança. (FIORINI, H.J, 1999 p. 166).
Os Esclarecimentos e as Recapitulações também são trazidos entre as técnicas que compõe a intervenção verbal do terapeuta, a meu ver, são uma das mais importantes, pois permitem que o paciente escute suas próprias falas e construa um significado a elas, deixando de ser