Ética e Legislação Publicitária - Resenha de Artigo
avaliaçÃo final
resumo de artigo sobre autoregulamentaÇão
BENTO GONÇALVES
2014
resumo
O artigo expõe varios fatores sobre a autoregulamentação publicitária exercida pelo CONAR, que é o orgão que controla todas as formas de publicidade. Esse orgão usa de um código de leis que visava garantir os direitos de liberdade e expressão e os interesses das classes ligadas a publicidade, inclusive o próprio consumidor.
Os princípios básicos da sua regulamentação são que todo anúncio deve ser honesto e verdadeiro, além de respeitar as leis do país. Deve ser elaborado de acordo com a perspectiva positiva sobre de responsabilidade social, evitando acentuar as diferenças sociais, ter presente a responsabilidade da cadeia de produção junto ao consumidor, respeitando o princípio da leal concorrência e tem que respeitar a atividade publicitária e não desmerecer a confiança do público nos serviços prestados pela publicidade e propaganda.
Para o julgamento e análise das publicidade existe o Conselho de Ética do CONAR que fiscaliza e apura as denúncias recebidas. Ele tenta impedir que sejam veiculadas propagandas e campanhas publicitárias que faltem com a moral e a ética, e que prejudiquem qualquer setor da sociedade.
Ética e Moral tem tudo a ver com o CONAR, pois partem delas as suas leis e sensos críticos, apesar de definições diferentes, por exemplo a ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral. Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão norteando suas ações e julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado. No sentido prático ambas são responsáveis por contruir as bases que vão guiar a conduta do homem na sociedade.
O artigo