Correção de Redação
Violência Social
*A violência é um dos temas mais constantes de nossa sociedade atual.
*Devido ao progresso, as cidades tiveram um crescimento acelerado, ocasionado pela vinda de pessoas do meio rural, à procura de melhores condições de vida.
Com este surto populacional, *as pessoas, desacreditadas na cidade grande, procuram de todos os meios manter a sua sobrevivência, amontoando-se em favelas, subúrbios, etc., enfim, vivendo na penúria.
Marginalizadas como ficam, sem nenhuma condição de trabalho, de estudo, de vida em si, passam a roubar, a matar, desrespeitando de todos os meios, o ser humano e a comunidade.
*Portanto, cabe ao governo e a sociedade, de evitar que a violência perdure, incentivando e criando mais escolas acessíveis, trabalho para todos, cultura e lazer, enfim, meios mais propícios para a vida em comunidade, porque o ser humano é portador dos direitos de *liberdade e *igualdade.
1. Coesão (2 pontos)
Ausência de alguns elementos coesivos fundamentais (contudo, pois, deve-se ao fato de, *portanto, embora, como, à qual, etc.) que valorizem o texto, propiciando eficaz proximidade de idéias interligadas entre si, por exemplo, o 1º parágrafo como tópico de introdução para a delinearidade das próximas etapas da redação, o que aparentemente garante um efeito descuidado, sem seus encaixes coesivos.
Nota: 0,25
2. Coerência (2 pontos) Dada a ausência de alguns elementos coesivos fundamentais, presumimos a conseqüente deficiência relativa à coerência do texto, fazendo com que o seu produtor hesitasse no momento de decifrar problemas respectivos de sua análise, por exemplo, na tentativa de desenvolver a introdução de uma forma desconexa da não – coesão, e, desse modo, uma maneira abreviada (como se fosse a única) garantida pela incoerência que se realiza no 2º parágrafo (a suposta concordância parcial que praticamente “discorda”), observemos:
Eixo 1 ------------------- > “A violência é um dos temas mais