ENEm
O coordenador disse que o tema foi mais tranquilo em relação ao da edição anterior, que pedia para o participante escrever sobre o Movimento imigratório para o Brasil no século XXI. Célio também chamou atenção ao caráter político do tema, pois o tema é “quase que explicitamente uma propaganda positiva para o Governo Federal”. Algo, no mínimo, questionável em ano pré-eleitoral – constata Célio Tasinafo.
Célio comenta que o único aspecto que poderia deixar o aluno inseguro é fato da proposta só apresentar textos e imagens com os aspectos positivos da Lei Seca. “Para dissertar acerca dos aspectos negativos, o candidato teria, necessariamente, que recorrer à sua própria bagagem de leitura” – afirma o coordenador pedagógico.
O participante do Enem 2013 poderia propor mais rigor no cumprimento da lei, bem como exigir mais estrutura para policiais poderem fazer as blitz em lugares estratégicos. O candidato também poderia propor que a sociedade conscientizasse-se para que o bem pretendido pela lei se transformasse em mais benefícios, como redução do número de mortes e acidentes no trânsito, finaliza Célio Tasinafo.
Por Adriano Lesme
O e SÃO PAULO- Professores de redação especialistas na prova escrita do MEC elogiaram o tema escolhido pela banca este ano ("Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil"). Segundo Nei Xavier, que dá aulas nas redes de ensino Pensi e GPI, trata-se de um assunto atual e próximo do cotidiano dos jovens. Já o professor Rafael Pinna, coordenador de Redação do colégio de A a Z, comentou que o tema se encaixa no perfil da prova, que sempre teve um viés social.
Veja o gabarito completo do Enem 2013
De acordo com