Ética e legislação
Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda
PATRÍCIA BERTELLO VILAR
RA: 4896518
“ANÁLISE AO CONSELHO NACIONAL DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA (CONAR)”
Trabalho apresentando à disciplina Ética e Legislação Publicitária - Professora Daniele Gross Ramos
SÃO PAULO | 04 DE OUTUBRO 2013
Sumário
ANÁLISE CRÍTICA A RESPEITO DO CONSELHO NACIONAL DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA (CONAR)
SOBRE O CONAR
O CONAR é a instituição que fiscaliza a ética da propaganda comercial veiculada no Brasil, norteando-se pelas disposições contidas no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Sua missão inclui principalmente o atendimento a denúncias de consumidores, autoridades, associados ou formuladas pelos integrantes da própria diretoria. As denúncias são julgadas pelo Conselho de Ética, com total e plena garantia de direito de defesa aos responsáveis pelo anúncio. Quando comprovada a procedência de uma denúncia, é sua responsabilidade recomendar alteração ou suspender a veiculação do anúncio.
O CONAR não exerce censura prévia sobre peças publicitárias, já que se ocupa somente do que está sendo ou foi veiculado. Mantido pela contribuição das principais entidades da publicidade brasileira e seus filiados, anunciantes, agências e veículos.
PONTOS POSITIVOS
O CONAR possui uma função muito válida para a nossa sociedade, pois controla o modo em que muitos comerciantes/ anunciantes divulgam seus produtos. Muitos acabam abusando no modo de divulgação, exageram nas qualidades, fingem não perceber os pontos negativos de determinado produto e acabam incentivando hábitos ruins.
Também existe o controle de horário e local em que as publicidades podem ser exibidas, ou seja, se o produto se destina aos adultos, as publicidades só podem aparecer em horários e locais próprios para esse público.
A partir do CONAR as publicidades