Ética e Comportamento
Relatório sobre ética nas organizações
Ética
Vamos conceituar ética, moral e comportamento a partir de referências bibliográficas afim de elaborarmos uma análise crítica sobre o assunto e expor uma pesquisa de como esses conceitos são aplicados em uma organização.
De acordo com Cortello (2013) ética é um conjunto de valores e princípios que utilizamos em nossa conduta para responder três perguntas: quero? posso? devo? Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem que ter paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve. Já a moral é a prática de uma ética. A concepção ética é o princípio, moral é a prática. O princípio se traduz numa moral. Uma pessoa amoral é incapaz de decidir, julgar e avaliar.
Precisamos lembrar: não existe ética individual. Ética é sempre de um grupo, de uma coletividade. Ética é o conjunto de valores e princípios que você e eu utilizamos em nossa conduta. Por isso, a ética é sempre de um grupo, de uma coletividade, e nosso sonho é uma ética universal, que todos os homens e mulheres do planeta a tenham partilhada - não existe ainda, a não ser como horizonte. Mas, entendida a ética como princípios e valores de nossa conduta, isso nos coloca um problema. Não existe ninguém, em sã consciência, que não tenha ética. Pessoas que não pensam como você e eu, nós podemos dizer que são antiéticas (do nosso ponto de vista), mas não deixam de ter princípios e valores em sua conduta. Por exemplo: um traficante tem uma ética na qual cabe um comportamento de fazer mal ao outro. Um pai ou uma mãe que abandona o filho, um pai ou uma mãe relapsos ou levianos, eles tem uma ética. Às vezes se fala de uma forma equivocada: "Tal pessoa não tem ética". Tal pessoa não tem é a ética que nós precisamos partilhar e defender! Por exemplo: alguém que frauda o orçamento público, alguém que furta, apossa-se do que não lhe pertence, alguém que