Resumo Comunicacao Empresarial
No início do século XX ocorreram as primeiras ações de Comunicação Empresarial. O jornalista Ivy Lee, decidiu deixar a profissão de lado para montar o primeiro escritório de Relações Públicas, o objetivo era concentrar esforços para recuperar a credibilidade do empresário John D. Rockfeller, acusado de combater impiedosamente as pequenas e médias organizações.
A idéia de Lee era garantir a publicação de notícias empresariais nos espaços editoriais, deixando de lado o já tradicional espaço publicitário comprado por grande parte das empresas, Lee teria adotado uma carta de princípios, que pode ser considerada atual até hoje. O trabalho para Rockfeller se transformou em case de sucesso pela divulgação de matérias na imprensa, mas por uma série de ações e atitudes traçadas por Lee que vão desde a dispensa de guarda-costas para transitar pelas ruas até a colaboração com o Congresso Americano
A General Electric (GE) é considerada uma das pioneiras em Comunicação Corporativa ao implantar na década de 60 do século XX, uma série de debates entre os executivos da empresa e os intelectuais da época como o teórico Marshall Mcluhan, além de estimular o pensamento estratégico dos executivos.
Foi também na década de 50 que o Brasil conheceu os trabalhos de Relações Públicas e de Comunicação Empresarial, atividades que foram motivadas pela instalação de indústrias e das agências de Publicidade.
A chegada das primeiras montadoras de veículos e a industrialização brasileira teve como resultado a abertura da primeira agência de Relações Públicas do Brasil, a AAB.
É ainda importante registrar que foi no final da década de 60 que teve início uma relação dúbia entre jornalistas e organizações, era comum, um repórter de um grande veículo de Comunicação acumular esta função com a de assessor de imprensa. A situação se agravou quando alguns desses jornalistas começaram a usar o espaço nos próprios jornais onde trabalhavam para publicar matérias de interesse