Resumo: comunicação empresarial
A utilização estratégica dos elementos de comunicação de marketing para a formação de uma marca para o Estado da Bahia é focalizada por esse artigo.
A explanação sobre o que é uma marca ocorre inicialmente por meio de um paralelo entre a gestão de marca para produtos e serviços e a gestão da marca para localidades, incluindo ainda os atributos para que a marca se conecte emocionalmente com seus clientes, turistas ou não, se tornando uma lovemark.
A questão do posicionamento da marca é tratada como fator estratégico de gestão, assim como a imagem e sua importância para a localidade.
A importância da imagem da região baiana é discutida e culmina com os resultados da comunicação integrada de marketing utilizada para esse fim, alterando o fluxo turístico e corroborando na construção de uma identidade para o lugar.
Concluindo o trabalho, uma breve análise do caso Bahia ilustra alguns dos conceitos da comunicação integrada de marketing e seu reflexo na mundialização cultural da Bahia e suas conseqüências.
Palavras-chave: Comunicação integrada de marketing, Bahia, marca, marketing, turismo.
1 Esse artigo é parte da Dissertação “O uso estratégico da Comunicação Integrada de Marketing na dinamização do turismo baiano” apresentada no curso de Mestrado em Comunicação Social da Universidade
Metodista de SP em Fevereiro / 2006.
2 Graduada em Propaganda e Marketing, especialista em Gerenciamento Estratégico em Marketing e
Planejamento e Marketing Turístico, mestra em Comunicação de Mercado pela Universidade Metodista de
São Paulo. Professora das áreas de comunicação e marketing nos cursos superiores: Publicidade e
Propaganda, Gestão de Marketing, Análise Gerencial e Criação e Produção Publicitária da Uninove e do curso de Marketing e Comunicação Promocional da Universidade Braz Cubas. Consultora empresarial nas áreas de comunicação, marketing e vendas.
INTRODUÇÃO
O que é marca?
Uma localidade deve ser gerida da mesma