Ética e comportamento organizacional
CURSO de GESTÃO EM LOGÍSTICA
ALLAN CARLOS DE SOUZA GARCIA
DIÓGENES MOREIRA GONÇALVES SEGUNDO
FÁBIO MORAIS HENRIQUES
FELIPE MATHEUS DA CONCEIÇÃO FERREIRA
MARCOS TULIO SERAFIM
relatório de Pesquisa com ênfase na Ética e comportamento organizacional das Casas bahia
BELO HORIZONTE
2013 sumário 1 introdução
Manter-se no mercado, com uma imagem organizacional atraente e agradável aos colaboradores sempre foi um desafio para as empresas.
Pressupõe-se que a globalização trouxe avanços tecnológicos e nesse novo cenário ocasionou mudanças comportamentais nos clientes, funcionários e concorrentes. Com a ética fortemente presente na cultura organizacional, condutas desfavoráveis à imagem da empresa podem ser evitadas.
A empresa é constituída de pessoas, e a relação entre essas pessoas e a organização deve basear-se nos princípios éticos, para que tenham sucesso em suas atividades.
Compreende-se que profissionais cada vez mais informados e capacitados não aceitam abuso de poder de seus líderes e baixo reconhecimento. Eles precisam ser conquistados pela empresa e motivados a disporem de seus conhecimentos em prol do sucesso empresarial.
O trabalho a seguir tem por objetivo responder como se consolidam as questões éticas no contexto das atividades de logística das Casas Bahia e qual a influência e importância no comportamento organizacional da empresa.
2 descrição da empresa
Considerada uma das 20 marcas mais valiosas da América Latina, segundo pesquisa da Brand Finance, no ranking de 2012, a rede possui cerca de 56 mil colaboradores, mais de 570 filiais e presença em 15 Estados nas regiões Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste (SP; RJ; MG; GO; PR; SC; MS; MT; ES; BA; SE; CE, TO, RN e PE), além do Distrito Federal.
No país há seis décadas, a Casas Bahia é apontada por pesquisadores da Michigan Business School como benchmark no mercado da baixa renda.