Ética Profissional
2. O que é um código de ética? O Código de ética é um instrumento que busca a realização dos princípios, visão e missão da empresa.
3. Qual a utilidade de um código de ética? Serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura social da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage. É da máxima importância que seu conteúdo seja refletido nas atitudes das pessoas a que se dirige e encontre respaldo na alta administração da empresa, que tanto quanto o último empregado contratado tem a responsabilidade de vivenciá-lo.
4. Quem regula o exercício das profissões? Num primeiro momento, o Poder Legislativo edita uma lei federal criando um Conselho Profissional. Regulamentada a profissão, os
Conselhos Federais têm a competência para criar Códigos de Ética, onde serão estabelecidas as condutas obrigatórias, facultativas e proibitivas, com as respectivas sanções administrativas (punições) para quem descumpri-las. Tais sanções variam conforme a gravidade da infração (multa, advertência, censura pública, suspensão e exclusão do exercício profissional).
5. Qual(is) a(s) dificuldade(s) para se criar uma regulamentação para o profissional da área de Informática? Pelo que pesquisei referente ao assunto, o problema seria que muitos profissionais não poderiam exercer sua profissão por não terem diploma ou mais de 5 anos de atuação comprovada na área ou seja a grande diversidade de profissionais no campo da tecnologia da informação é a principal dificuldade para a criação de uma regulamentação.