futebol
Boaparte da Península Ibérica era ocupada pelos visigodos, que elegiam seus reis. No século VIII, o processo de sucessão do reinado visigótico gerou conflitos. Nessa ocasião, um grupo de descontentescom a sucessão do reino pediu ajuda militar a um governador muçulmano chamado Tárique. A partir de 711 iniciaram-se movimentações populacionais e militares lideradas por líder muçulmano. Estesvieram no norte da África e cruzaram o Mar Mediterrâneo, alcançando, por fim, a Península Ibérica.
A Conquista Muçulmana da Península Ibérica ocorreu com a vitória sobre o rei visigodo Rodrigo, aqual determinou o fim do Reino Visigótico de Toledo. Os muçulmanos se estabeleceram então na península e, progressivamente, foram ampliando suas conquistas territoriais. Em consequênciado domínio territorial e militar, veio também à influência cultural.
A região da Península Ibérica se consolidou como uma região muita adepta ao cristianismo. A invasão os mouros fez misturar povos comculturas distintas, gerando uma sociedade muito eterogênea. Árabes, berberes, muçulmanos, moçárabes, cristão arabizados e judeus passaram a conviver na região. Dentre todos eles, os moçárabeseram maioria na população da Península Ibérica, desfrutavam de liberdade de culto e leis próprias. Entretanto deviam o pagamento de imposto pessoal de captação e imposto predial sobre orendimento das terras. Os moçárabes eram os indivíduos que já habitavam a região e mantiveram a sua religião com a invasão dos mouros, mas adotaram as formas de relacionamento externo usadas