Ética Profissional
Análise Crítica do Capítulo 2 – A Ética
O Que Estuda a Ética? No capítulo 2, em que o autor demonstra que a Ética é perene, mas a moral pertence ao tempo, ficam estabelecidas definições, caracterizadas por exemplos, extraídos do passado e da atualidade; também são evidenciadas as razões que levam as pessoas a confundirem o âmbito das duas práticas. Não há o que debater nesse capítulo, por ele abordar constatações verídicas, ilustradas pela história das sociedades humanas. Assim sendo, a primeira afirmação, relativa à autoridade moral, evidencia que é ela que norteia o exercício do poder, respaldando a "licença para operar".
Sem credibilidade, o insucesso fica à espreita. Assim, o estudo da ética aplicada aos negócios é, particularmente, o pontapé inicial para um bom jogo.
Definição: Ética é uma ciência teórica do campo das Ciências Sociais, baseada em sistemas de conceitos que visam à compreensão dos fatos morais. Esses fatos são os fatos sociais se reportando ao bem e ao mal, ao certo e ao errado, ao justo e ao injusto, à virtude e ao vício, ao legítimo e ao ilegítimo, etc. Semelhantemente aos fatos sociais, os morais são passíveis de mudanças no tempo e no espaço geográfico. Em relação a isso, acredito que ninguém discorde, pois desde que nascemos somos introduzidos às noções do que é certo fazer e o que é errado, o que no ambiente profissional não é diferente, tem-se um código de conduta e ético a se seguir. Mas, quem define o que é certo e errado? E este diz que a coletividade formula e adota os padrões que mais lhes convém, de acordo com o tempo e o espaço, e, portanto, mutáveis. Concordo com o autor, pois um padrão adotado em uma dada época com o passar do tempo e das inovações não seria bem aplicado a uma época posterior, pois estaria ultrapassado. Assim como, um padrão adotado para um dado local não poderia servir para outro, pois os costumes variam de um lugar para outro. Logo, são