radiação
Radiações Não Ionizantes: as que não possuem energia suficiente para ionizar os átomos e as moléculas com as quais interagem, sendo as mais conhecidas:
*Luz visiel; * microondas de aquecimento;
*Infravermelhos; * microondas de radiotelecomunicações
*Ultravioletas; * corrente elétricas;
Radiações não ionizantes também podem ser transmitidas por antenas de telefonia por ondas de radio. Radiação é um fenômeno natural que pode ocorrer de muitas formas. Dependendo da quantidade de energia, uma radiação pode ser classificada como ionizante ou não ionizante.As radiações não-ionizantes estão sempre a nossa volta. Ondas eletromagnéticas como a luz, calor e ondas de rádio são formas comuns. Estas radiações podem ser divididas em sônicas e eletromagnéticas.
NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES
ANEXO N.º 7 RADIAÇÕES NÃO-IONIZANTES
1. Para os efeitos desta norma, são radiações não-ionizantes as microondas, ultravioletas e laser.
2. As operações ou atividades que exponham os trabalhadores às radiações não-ionizantes, sem a proteção adequada, serão consideradas insalubres, em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho.
3. As atividades ou operações que exponham os trabalhadores às radiações da luz negra (ultravioleta na faixa - 400-320 nanômetros) não serão consideradas insalubres. Os estudos sobre problemas de saúde relacionados à radiação não ionizantes ainda são muito superficiais e teóricos, porém há demonstrações de que as microondas podem causar, além de queimaduras, danos ao sistema reprodutor. Existem também estudos sobre danos causados por radiações emitidas por celulares, radiofreqüências, e até da rede de distribuição de 60Hz. Todavia, como dito, essas "comprovações" ainda estão no campo teórico
ALUNO:Usiel de Moraes TURMA:301n