Ética profissional e coleguismo
Ética e relações pessoais no ambiente de trabalho.
Disponível em:
<
http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteu do=1039 >. Acesso em: 11 junho 2015.
PORTOWEB.
Comportamento no ambiente de trabalho.
Disponível
em:
<
http://www1.prefpoa.com.br/pwcidadao/default.php?reg=7&p_secao=13
3
>. Acesso em: 11 junho 2015.
VALÉRIA CARNEIRO DOS SANTOS.
Ética.
Disponível em:
<
http://www.avm.edu.br/monopdf/19/VALERIA%20CARNEIRO%20DOS
%20SANTOS.pdf
>. Acesso em: 11 junho 2015. A ética profissional pode ser entendida como um conjunto de práticas que definem a adequação no exercício de qualquer profissão.
Para que o profissional seja ético no trabalho, é necessário que o mesmo seja honesto, humilde, competente, prudente, imparcial, tolerante e flexível antes de qualquer coisa. É preciso saber ouvir as ideias, trabalhar em equipe, não julgar as pessoas precipitadamente e dar crédito a quem merece, pois aceitar elogios pelo trabalho de outra pessoa é considerada uma ação antiética. Outro aspecto tomado como importante é a pontualidade, pois em muitas organizações, o caráter e a competência de um funcionário é julgado pelo cumprimento de horário, e não pela sua produtividade e/ou habilidades. Ser ético também envolve tomar alguns tipos de atitude, tais como: cumprimentar as pessoas; ser cooperativo e discreto; vestirse de forma adequada; cuidar a maneira de utilização do telefone tanto como emails; comportamento em reuniões/palestras e em situações de fofoca no corredor.
Sobre o relacionamento entre colegas, o profissional precisa saber respeitar as diferenças, ter disponibilidade e dar atenção à todos com quem se relaciona, não levando em conta o seu cargo na organização.
Toda a organização espera que seus funcionários