Prática 5 e 6 BioCel
Aula 5. Especializações da Membrana
Introdução
A membrana plasmática possui alguns tipos especializações com funções definidas. São encontradas tanto e organismos uni ou pluricelulares.
As especializações estáveis mais frequentes são as microvilosidades, as microcristas, os estereocílios, os cílios, os flagelos e as junções celulares.
Microvilosidades: trata-se de diminutas expansões digitiformes na superfície celular, projetadas para o meio extracelular, ampliando, deste modo, a área de absorção da célula. São encontradas, por exemplo, nas células epiteliais de revestimento da mucosa intestinal.
Estereocílios: são microvilosidades especializadas cuja estrutura, citoesqueleto de preenchimento e ancoragem são idênticos ao de uma microvilosidade comum, no entanto, podem ainda revelar algumas características distintas. Seu comprimento e calibre podem assemelhar-se aos cílios móveis, ou mostrarem ramificações. Por causa das eventuais semelhanças com os cílios, mas sem realizarem os movimentos ritmados destes, foram então denominados “falsos cílios” ou estereocílios.
Cílios e flagelos: também são englobados nas especializações da membrana celular.
Apresentam-se como expansões celulares delgadas e altamente móveis que contribuem para a movimentação celular ou com o surgimento de correntes líquidas ao redor da célula.
Microcristas: São cristas apicais, sustentadas por microfilamentos, que se estendem por todo o ápice das células epiteliais pavimentosas do estrato superior dos epitélios que revestem a córnea, a vagina, o esôfago, a laringe e a faringe. Sua função é a de reter, nas depressões por entre as cristas de membrana evaginada, fluidos umectantes em passagem eventual sobre sua superfície, evitando o dessecamento e morte celular. Tais epitélios não produzem substâncias lubrificantes para sua superfície, e necessitam capturar esses fluidos secretados por tecidos ou