Ética Profissional no Trabalho
Acadêmica: Kathleen Appio
Direito Noturno 10ª fase
Disciplina: Ética Profissional
Professora: Arlete C. B. Schwinden
ÉTICA PROFISSIONAL NO TRABALHO
A reflexão humana é o que caracteriza a ética, essa reflexão deve se iniciar antes de se cursar uma faculdade. Na adolescência deve se refletir sobre a carreira que quer seguir, e saber que terá deveres profissionais a seguir depois de formado.
Na colação de grau se faz um juramento, que não deixa de ser um código de ética, no qual perante todos os que estão presentes a pessoa se compromete com a profissão a qual escolheu exercer.
Nem sempre a profissão que escolhemos é a que iremos exercer, mas em qualquer que for a atividade devemos exercê-la com responsabilidade, mesmo não sendo o que queríamos, temos deveres a cumprir agindo adequadamente, sendo um bom profissional, sabendo trabalhar em equipe, cooperando para o crescimento da empresa e da equipe com quem trabalhamos, o empregador avalia uma conduta proativa por parte de seu funcionário, que esteja disposto a colaborar não somente em suas tarefas, mas contribuir para o engrandecimento do trabalho.
O bom empregado é aquele que busca novos conhecimentos, que quer aprender mais e mais, tem tolerância, flexibilidade, fidelidade, é prudente, humilde, age de forma honesta e trata a todos de maneira igual, independentemente do cargo que ocupam. A ética profissional vale para todos, alguém com comportamento antiético gera certo descontentamento por parte de seus colegas, acarretando uma quebra de confiança, diminuição do companheirismo e dedicação tornando o ambiente de trabalho desagradável.
Algumas profissões possuem seus próprios códigos de ética, Já outras criam dentro de suas próprias normas e regras seu próprio código de ética. E mesmo com a existência de normas de conduta, os problemas relacionados à falta de ética no trabalho são comuns. A falta de ética gera prejuízos para todos, pois torna o ambiente de trabalho