Trabalho de ética Profissional
A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens, “modo de ser” ou “caráter” .Todo homem, segundo Mota, possui um senso ético, uma espécie de “consciência moral”, estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas. Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.
O modo de ser e agir do homem na sociedade, ou seja, o comportamento moral dos indivíduos vem a ser objeto do estudo da ética. Não podemos, portanto, confundir ética com moral, apesar das duas correntes estarem profundamente relacionadas.
Segundo Srour, (2003, p.31), “as morais vem a ser conjunto de regras de comportamentos e códigos de conduta que coletividades adotam, quer sejam nação, uma categoria social, uma comunidade religiosa ou uma organização qualquer”.
A ética é a ciência que estuda esse comportamento, esse conjunto de regras e comportamentos que regulam as relações e as condutas dos agentes sociais, identificando, em cada coletividade, o certo e o errado e expondo os critérios que caracterizam os desvios éticos. A função fundamental da ética é a: explicar, esclarecer, ou investigar uma determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes.
A ética revela uma relação entre o comportamento moral e as necessidades e os interesses sociais, ela nos ajuda a situar no devido lugar a moral efetiva, real, do grupo social. Por outro lado, ela nos permite exercitar uma forma de questionamento, onde nos colocamos diante do dilema entre “o que é” e o “que deveria ser”, imunizando-nos contra a simplória assimilação dos valores e normas na sociedade e abrindo em nossas almas a possibilidade de desconfiarmos de que os