Trabalho de Ètica Profissional
DISCIPLINA ÉTICA PROFISSIONAL
SERVIÇO SOCIAL 4º SEMESTRE
PIRACICABA/SP
NOVEMBRO DE 2012
Trabalho elaborado por:
JUNIA MARTA FURTADO DA SILVA – RA Nº 4916912419
LUCIMARA DOMINGUES – RA Nº 2624468981
RENATA FORTUNATO SALVADOR – RA Nº 2627480604
Professora Tutora EAD – Ma. Maria de Fátima Bregolato Rubira de Assis
Professora Tutora Presencial – Marilza de Jesus Silva
Piracicaba/SP
Novembro de 2012
Fundamentos Éticos do Serviço Social
Há cerca de duas décadas, ocorreu um fenômeno inédito, onde podemos identificar a ética, onde ampliou-se para diferentes áreas do saber e incediu setores da vida social.
Também, invandiu o espaço da cotidianidade e ocupou-se prescrições moralistas. Apresentou a alternativa social conservadora, onde incentivou a preservar os preconceitos e ao mesmo tempo renovar-se no contexto de violência estrutural da sociedade brasileira.
Os autores clássicos como Aristóteles, Kant e Hegel, foram afastados da crítica da objetividade da universidade por parte siginificativa das produções éticas contemporâneas.
A sociabilidade da Ética nos diz a princípio, segundo qual liberdade de cada indivíduo e o limite para a liberdade do outro.
Portanto a Ética se faz cotidianamente através de atos morais singulares, seu objetivo é motivado através de ações, por valores e teologias dirigidas á realização de direitos e conquistas coletivas, onde pode ser capaz de efetuar a crítica radical e moral ao mesmo tempo, portanto ela pode oferecer elemntos para a compreensão das possiblidades éticas e morais do futuro.
Os fundamentos Ontológicos e Sociais da Ética
Possui um processo de constituíção histórica do Serviço Social, onde a Ética foi fundada ontológicamente e pode ser compreendida pela sua apropriação. Podemos tratar e apresentar por base um dos pressupostos ontológicos fundamentais de Marx.
Na práxis, o trabalho é a base ontológica primária da vida social, sua mediação é efetiva e subjetiva, pondo em movimento