Endolimax Nana
É um protozoário e raras vezes podem causar diarreias, cólicas e enjoos, e não oferece risco real a vida humana. Seu trofozoíto mede de 10 a 12 micrômetros. Seu citoplasma é claro e sua membrana é fina, além de possuir 4 núcleos irregulares e pequenos. Seus cistos podem aparecer nos exames de fezes em grande número junto a outros protozoários - amebas ou giárdias- ou apenas elas. É uma ameba comensal e aparece no intestino humano e de outros primatas. O homem se contamina através de alimentos e da água contendo seu cisto e também pelas mãos.
Cisto de Endolimax nana
Ascaris lumbricoides
É Parasita de humanos que causa a ascaridíase. Os vermes adultos medem entre 15 cm e 40 cm de comprimento e desenvolvem-se no intestino delgado do hospedeiro, no qual macho e fêmea se acasalam. O ovo fértil apresenta cor castanha, ovais e possui uma membrana mamilonada e o ovo infértil apresenta cor castanha, mais alongada, possuem membrana mamilonada mais delgada e massa germinativa granulada.
Ovo fértil de Ascaris lumbricoides com membrana mamilonada (400X).
Ovo infértil de Ascaris lumbricoides com membrana mamilonada (400X).
Trypanosoma cruzi
Protozoário flagelado agente da Doença de Chagas, também conhecida como Tripanossomíase americana.
Tripomastigota de Trypanosoma cruzi. Seta preta - cinetoplasto; vermelha - núcleo; azul - membrana ondulante; verde - flagelo.
Amastigotas de Trypanosoma cruzi
Giardia lamblia
As giárdias existem em duas formas, cistos e trofozoítos. Os trofozoítos tem 20 micrómetros de comprimento e 10 µm de largura, possui forma de uma pêra e são móveis, possuindo quatro pares de flagelos (anterior, posterior, ventral e caudal) e dois núcleos, dois corpos parabasais, e ainda dois axonemas cada um; enquanto os cistos são arredondados, com dois ou quatro núcleos, quatro corpos parabasais, quatro axonemas e com parede celular grossa, imóveis, mas resistentes e infecciosos.
Cistos de Giardia lamblia (1000 X) corados pelo