Amebas Comensais
Caracterização
As amebas que parasitam o homem e que se encontram nos exames de fezes são protozoários da ordem
Amoebida. Muitas pertencem à família Entamoebidae e uma delas é a Entamoeba histolytica, que é responsável pela amebíase. Várias outras vivem como inquilinos inofensivos de nosso intestino (são comensais). A família
Acanthamoebidae compreende seres de vida livre, mas há espécies que foram isoladas das fezes, das vias aéreas superiores e de casos de meningoencefalite granulosa.
Várias espécies são parasitas naturais do homem: Entamoeba histolytica, Entamoeba díspar, Entamoeba hartmanni, Entamoeba coli, Entamoeba gingivalis, Entamoeba polecki, Iodamoeba butschlii e Endolimax nana.
Destas amebas, sete vivem no intestino grosso, e uma, a Entamoeba gingivalis, na cavidade bucal.
Apenas a Entamoeba histolytica é capaz de em determinadas condições, invadir os tecidos e ser patogênica para o homem. As demais espécies vivem como comensais na luz do intestino.
a) Gênero Entamoeba
Tem como característica um núcleo esférico, vesiculoso, cuja membrana delgada é revestida, internamente, de grânulos cromáticos (cromatina periférica), enquanto um ou mais grânulos se reúnem no centro ou perto dele (cromatina central), formando o cariossomo.
As espécies de Entamoeba que interessam a medicina humana podem ser distribuídas em vários grupos, de acordo com o número de núcleos que aparecem na forma cística madura, fato que ajuda a orientar o diagnóstico, nos exames parasitológicos.
Assim:
- com cistos de até oito núcleos: Entamoeba coli.
- com cistos de até quatro núcleos: Entamoeba histolytica, Entamoeba díspar e Entamoeba hartmanni.
- com cistos de um núcleo: Entamoeba polecki.
- sem cistos conhecidos: Entamoeba gingivalis.
1. Entamoeba hartmanni
É uma das menores amebas encontradas no intestino do homem, tendo grande distribuição mundial.
Não é patogênica, pois vive na luz intestinal, fagocitando bactérias, leveduras e detritos,