Ética Profissional no Direito
Erivaneide Araujo de Oliveira Rios
Prof.º Claúdio Camperlingo
Faculdade Nobre
Direito-A/ Ética Profissional
16/02/14
RESUMO
Este trabalho tem como temática a Ética, a Moral e a Deontologia no campo jurídico filosófico, o qual faz um apanhado significativo de conceitos e reflexões de pensadores acerca das temáticas, em linha diacrônica e sincrônica, ao longo da História, que, efetivamente marcaram o meio do discurso intelectual pertinente à temática supracitada. E, efetivamente, destacar-se-á os pontos mais significativos procedentes ao campo do Direito. A metodologia utilizada para elaboração e construção do referido trabalho foi a do Paper. Valendo ressaltar que o paper é um instrumento pedagógico na prática acadêmica. E, a definição mais procedente para caracterização deste instrumento metodológico foi a de Medeiros: “uma síntese de pensamentos aplicados a um tema específico” “[...]”.
Palavras – chave: ética, moral, deontologia, eudemonia, direto, filosofia.
1. INTRODUÇÃO
Conforme trazem os discursos dos pensadores universais e contemporâneos, a Ética, a Moral e a Deontologia, possuem diferentes significados, porém, estão intimamente relacionadas, mantendo uma interdependência.
A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. Mesmo sendo áreas de conhecimentos distintos, têm grandes vínculos e até mesmo sobreposições. Valendo enfatizar que,tanto a Moral como o Direito baseiam-se em regras que visam estabelecer uma certa previsibilidade para as ações humanas. E, conforme pesquisa feita, a moral impera estabelecendo regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver.
A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este