ética geral e profissional DIREITO
1- Introdução à Ética:
A ética é a área da filosofia que estuda / investiga e se propõe a analisar e debater um determinado fenômeno presente na vida humana em sociedade, em seu contexto histórico/ cultural, esse fenômeno é o fenômeno moral. Logo a ética é um ramo da filosofia que estuda a MORAL.
Outros manuais (autores) abordarão como a ciência que estuda o comportamento moral dos homens na sociedade. A professora acredita que a ética é sim um ramo da filosofia.
A nota peculiar da ciência é justamente a capacidade formular generalizações e formas ordenadas do conhecimento, daí que muitos autores acreditam que a ética é uma ciência.
As regras morais que são postas a determinado grupo/ coletividade, são denominadas regras éticas.
A probidade é um principio ético, vinculado ao principio da moralidade, que também é um princípio ético. Qualquer funcionário público deve agir de acordo com o principio da probidade, deve—se pautar com moralidade.
Os deveres éticos estão presentes em todas as profissões. A ÉTICA das profissões estuda os deveres morais que são atinentes às profissões.
Todas as profissões em conjunto trazem deveres éticos comuns entre todas as profissões jurídicas no que se chama de: deontologia forense.
A ética por dizer respeito à moral, ela vai abordar o valor do “bem” e do “bom”.
-----x-----
2- Da Grécia Antiga:
Sócrates percebeu que faltava algo na organização política na Grécia antiga. Os sofistas só faziam o uso das palavras para determinados argumentos, numa vitória ou derrota nos debates políticos. A ideia dos sofistas era que houvesse êxito nos debates, na conquista do poder politico. Sócrates pensava que o homem deveria ser mais do que aquilo, o homem deveria ser “bom”.
O “bom” quando despertado no homem faz com que ele pondere sua natureza egoísta, para considerar o outro, que o que ele almeja para si também seja alcançado pelo outro.
> O Bem Individual e o Bem Social:
A ética traz a nota