Ética profissional em administração.
Ética é um conceito discutido pelo ser humano desde a antiguidade. Esse termo diz respeito ao dever de cada pessoa em seu grupo, ou uma forma individual de expressar em suas atitudes e comportamentos.
Já a Ética empresarial, é o comportamento de uma empresa que age em conformidade com os princípios morais e as boas práticas aceitas pela sociedade. Exercer sua função com honestidade defendendo os direitos, bens e interesse de clientes são práticas que devem ser diariamente praticadas de forma fiel. Manter seu cliente informado quanto à política e interesses para seus negócios, sugerindo, tanto quanto possível as melhores soluções e suas alternativas.
Outra tese sobre a importância da ética nas grandes ou pequenas empresas é de que sua sobrevivência esta diretamente ligada a sua aplicação de forma rigorosa ou não.
A permanência destas organizações depende exclusivamente da fidelidade de seus funcionários e clientes, o modo em que elas agem com o meio ambiente e suas boas ações são primordiais na busca pela sobrevivência.
A questão da ética deve ser discutida entre os administradores e diretores de uma empresa, pois a má aplicação pode resultar em consequências desastrosas. Muitas empresas dizem ter compromisso social, quando na verdade elas adotam, mas uma pratica de marketing que leva o termo ‘Compromisso Social’.
O marketing é uma prática bem antiga, mas é de extrema eficiência na hora de aumentar os lucros de uma empresa. No entanto, essas técnicas usadas em planejamento de marketing algumas vezes vão de encontro à ética.
Uma empresa pode satisfatoriamente obter seus lucros mantendo a sua ética. Para isso existem varias maneiras legais de fazer isso acontecer, mesmo sabendo que o lucro é a parte sensível de toda uma organização. Assim, pode-se dizer que a obtenção do lucro é um dos fatores advindos as satisfação dos clientes, pois é objetivo do negocio, que a empresa desenvolve para cumprir suas metas. Tendo como