Ética nos Negócios
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR 4
3 Comportamento Organizacional 6
4 Situação Econômica da Organização 7
5 A expansão da empresa e o papel da contabilidade 8
6 Aspectos Éticos Desconsiderados nas Estratégias 9
7 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Ao estudar o caso do grupo Schincariol, pode se notar a quantidade de falhas conduzidas pela empresa junto ao seu contador, a falta de ética profissional e como não foi levado em conta o comportamento organizacional de seus proprietários, assim como de seus funcionários.
Nesse trabalho, relato alguns dos danos causados pela sonegação de impostos e a situação econômica da organização em um geral, levando sempre em conta a ética e as penalidades sofridas pelo contador da organização.
2 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR
O Código de Ética Profissional do Contador tem como objetivo definir a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da Contabilidade, no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe.
2.1 Infrações do Contador
Ao ajudar a empresa a cometer fraudes o contador da Schincariol infringiu alguns itens do Código de Ética do Contador, tais como:
“Cap. II. Art. 3º Parágrafo I1I – assumir, direta ou indiretamente, serviços de qualquer natureza, com prejuízo moral ou desprestígio para a classe;” Ele não só infringiu a Lei como também foi a sua moral e acabou por trazer vergonha a classe dos contadores, por não honrar o juramento que fez ao se tornar um bacharel em Ciências Contábeis.
“Cap. II. Art. 3º Parágrafo III – Auferir qualquer provento em função do exercício profissional que não decorra exclusivamente de sua prática lícita;” Aceitar dinheiro para fazer trabalhos que não são corretos, tornando-se assim uma prática ilícita do profissional contábil.
“Cap. II.