Ética nos Negocios
INTRODUÇÃO
Este trabalho de produção textual mostra como deve ser a conduta ética nos negócios. A prática indevida que leva a empresa Schincariol a agir de forma contraria as leis e ser alvo de investigações dos órgãos Federais onde o principal motivo é a sonegação de impostos. E mostrar o papel do contador nessas situações afim de tornar um trabalho com boas praticas dentro da lei.
Desenvolvimento
De acordo com as informações contidas no case da Schincariol podemos observar inúmeras situações onde o contador é complacente com as práticas ilegais e fraudulentas dentro da empresa e fora dela. Práticas estas que comprometem o desenvolvimento do negócio. Agir de acordo com Código de Ética do Profissional Contador e seguindo a lei, são formas éticas de seguir rumo ao crescimento que a empresa já havia vindo conquistando e ganhar novos mercados.
A função do contador dentro da empresa visto o cenário em que ela se encontra seria evitar os problemas apontados, conhecer/agir de acordo com o Código de Ética do Profissional Contador, onde diz em alguns itens, mais especifico no Capitulo II, onde o item I relata: exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais. Que deixa explícitos os termos honestidade e legislação vigente. O item XIII refere-se de a forma direta do contador expressar junto ao seu cliente ou empregador os fatos que não estão de acordo com as normas – aconselhar o cliente ou o empregador contra disposições expressas em lei ou contra os Princípios de