Protocolo SMB
SMB e CIFS
SMB é um protocolo, não uma implementação.
O protocolo foi criado em muitos sistemas operacionais, de Windows a UNIX e até em ambientes de mainframe.
Histórico
SMB
O SMB começou com a IBM e foi implementado pela Microsoft à medida que a empresa começou a adaptar seus produtos para redes no início dos anos 1990.
Naquela época, o SMB precisava de um produto separado, como o LAN Manager ou Windows for Workgroups, mas o compartilhamento de arquivos com o tempo foi transformado em parte do sistema operacional regular com o Microsoft Windows NT.
CIFS
A Microsoft continuou a adaptar o SMB para os novos recursos que passaram a ser introduzidos em seus sistemas operacionais e, por fim, apresentou uma versão chamada de CIFS, que propôs como padronização com a Internet Engineering Task Force.
Samba
Na mesma época, um estudante de graduação na Austrália, Andrew Tridgell, começou o processo de engenharia reversa em uma implementação de mainframe do SMB e começou a trabalhar no que acabaria sendo uma versão de software livre do SMB e dos protocolos da Microsoft, chamado de Samba.
O projeto começou como um modo de mover arquivos e acabou sendo uma implementação completa de cliente e servidor, incluindo a capacidade de agir como o controlador de domínio do Windows e, atualmente na versão 4, como o servidor do Active Directory.
SMB versus CIFS
O CIFS é tecnicamente um dialeto do SMB.
O protocolo SMB foi modificado ao longo dos anos, de modo que é necessário que o cliente e o servidor negociem o dialeto do protocolo a ser falado.
O CIFS se refere à série de extensões do NT LAN Manager (NTLM).
Estranhamente, o protocolo não usa a cadeia de caractere CIFS para se identificar; em vez disso, usa NT LM 0.12 .
Na prática, pode-se usar os termos SMB e CIFS de forma intercambiável, visto que o dialeto CIFS do SMB é o dialeto usado atualmente.
A propósito, CIFS é pronunciado "sifs" em vez de ser soletrado