Smb (server message block)
A assinatura SMB é um protocolo para compartilhar arquivos, impressoras, portas seriais e usa as portas 137, 138, 139 e 445. É um servidor de clientes, protocolo request-response, onde o cliente faz os pedidos e os usuários emitem respostas. O protocolo SMB funciona enviando pacotes do cliente para o servidor. Cada pacote é tipicamente baseado em uma requisição de algum tipo, como a abertura ou leitura de um arquivo. O servidor então recebe este pacote checa-o para ver se a requisição é válida, ou seja, verifica se o cliente possui as permissões apropriadas para efetuar a requisição e finalmente executa a requisição e retorna um pacote de resposta ao cliente. O cliente então analisa o pacote de resposta para determinar se a requisição inicial foi completada com sucesso. Este protocolo permite que o cliente manipule arquivos como se estes estivessem em sua máquina local. Operações como leitura, escrita, criação, apagamento e renomeação são suportadas, sendo a única diferença de que os arquivos manipulados não estão no computador local e sim em um servidor remoto.
Os usuários fazem os sistemas de arquivos e os outros recursos (impressoras, webmails, APIs) disponíveis aos clientes na rede. Os computadores dos clientes podem ter seus próprios discos rígidos, mas querem também o acesso aos sistemas, às impressoras compartilhadas e arquivos dos usuários.
Nos computadores em rede, Server Message Block (SMB) funciona como um aplicativo de nível rede, protocolo-aplicado principalmente para o acesso aos arquivos compartilhados, impressoras, portas seriais, e diversas comunicações entre nodos em uma rede.
O protocolo SMB é muito utilizado pelos sistemas operacionais Microsoft Windows, eles utilizam o SMB para operações com arquivos remotas, navegação e serviços de impressão remotos. Devido a grande massa de produtos Microsoft no mercado, é possível encontrar o protocolo SMB em praticamente todos os lugares, tanto em grandes organizações como nos