instalação do samba
A princípio é conhecido pelo protocolo SMB (Server MessageBlock), e permite a transmissão e recebimento de dados na rede Windows, tornando o acesso a compartilhamento e impressoras. O Samba é executado em uma plataforma UNIX ou Linux, redes configuradas com protocolo TCP/IP como em rede NetBEUI.
O protocolo SMB funciona de uma maneira bem simples, ao iniciar a conexão TCP/IP, NetBEUI com o servidor, o cliente passa a enviar comandos que permite abrir, ler e escrever arquivos nos compartilhamento disponíveis.
O Samba também possui o protocolo CIFS (Common Internet Filesystem) e junto com o protocolo SMB proporciona ao Samba se exercer a função de servidor de domínio compatível com o Windows NT 4 (Sistema operacional corporativo da Microsoft). Esse protocolo é uma melhoria do SMB, e funciona via internet e lida com os problemas ao se enviar e receber dados pela internet.
Histórico
No final de 1991, Andrew Tridgell, estudante do curso de PhD em Ciências da Computação, precisava executar um software da DEC (empresa que era umas maiores no ramo da tecnologia da época) chamado “eXecusion” e este trabalhava com o Patchworks, um software de compartilhamento de arquivos. O Patchworks utilizava um protocolo não muito conhecido e que também não tinha muitas informações sobre ele.
Andrew decidiu estudar esse protocolo e desenvolver um outro que pudesse utilizar no seu computador. Ele acabou criando um programa chamado Clockspy que examinava o tráfego da rede, capturava as mensagens enviadas pelo cliente e as respostas do servidor. Com isso Andrew passou a implementar o suporte e desenvolver um programa servidor, conseguindo conversar com os clientes utilizando o Patchworks.
Após algum tempo, Andrew recebeu um email dizendo que o programa funcionava com o LanManager, sistema operacional de rede da Microsoft, e permitia compartilhar arquivos de um servidor rodando Solaris, sistema operacional UNIX, com máquinas rodando MS-DOS. O protocolo desconhecido