Redes
O Samba é dividido em dois módulos. O servidor e o cliente, que permite acessar compartilhamentos em outras máquinas, tanto Linux quanto Windows. Os dois são independentes, permitindo que você mantenha apenas o cliente instalado num desktop e instale o servidor apenas nas máquinas que realmente forem compartilhar arquivos. Isso permite melhorar a segurança da rede de uma forma geral.
Os pacotes do Samba recebem nomes um pouco diferentes nas distribuições derivadas do Debian, incluindo o Ubuntu, Kubuntu e outras e no Fedora e outras distribuições derivadas do Red Hat, como o Centos.
Para instalação do pacote Debian Fedora. * Servidor: samba * Cliente: smbclient samba-client * Documentação samba-doc samba-doc * Swat: swat samba-swat
Para instalá-lo no Debian ou Ubuntu usa se o comando, # apt-get install samba smbclient swat samba-doc.
Gere a base de dados para senhas /var/lib/samba/passdb. tdb?”“. É importante responder que "Sim", para que ele crie o arquivo onde serão armazenadas as senhas de acesso. Como explica o script, "Caso você não o crie, você terá que reconfigurar o samba, e provavelmente suas máquinas clientes para utilização de senhas em texto puro", o que é um procedimento trabalhoso, que consiste em modificar chaves de registro em todas as máquinas Windows da rede e modificar a configuração de outros servidores Linux. Muito mais fácil responder "Sim" e deixar que ele utilize senhas encriptadas, que é o padrão.
Lembre-se de que você deve instalar todos os pacotes apenas no servidor e em outras máquinas que forem compartilhar arquivos. O Swat pode ajudar bastante na etapa de configuração, mas