Descriçao e captura de protocolos pelo Wireshark
Tiago Roberto Nocete
Tatuí
Setembro/2013
Captura e Identificação dos Protocolos
Tatuí
Setembro/2013
Sumário
Sumário 3
Objetivo 4
Materiais Utilizados 4
Dados Obtidos 4
Protocolos Encontrados e seus significados 5
1. SSDP 4
2. LLMNR 5
3. UDP 6
4. SMB 7
5. DHCP 7
6. SMTP 8
7. TCP 8
8. ARP 9
9. DNS 10
10. ICMP 11
Conclusão 11
Objetivo
Os testes realizados no WIRESHARK em rede, e neste relatório descrito, têm como objetivo lecionar aos alunos a maneira de se utilizar este software com tantos recursos úteis e aplicáveis para a obtenção de dados e protocolos de rede, tornando muito útil essa ferramenta no caso de uma manutenção ou instalação de uma rede industrial.
Além de socializar uma formação superior no mínimo 60% consolidada, tendo assim sua aprovação concedida pelo professor Ricardo, docente da disciplina de Redes Industriais.
Materiais Utilizados
Software WIRESHARK
Conexão de rede
Dados Obtidos
Durante os testes obtemos alguns dados na interface do WIRESHARK, como tempo, fonte, destinação e protocolos utilizados.
Através destes dados é possível se obter informações importantes sobre o desempenho e funcionamento da rede, além se corrigir possíveis erros em seu funcionamento.
Iniciando o teste com o WIRESHARK
Para começarmos os testes, iniciamos o software e iniciamos a varredura, logo a seguir, identificamos os protocolos nela existentes, e buscamos o significado e tipo de atuação de cada um deles.
Protocolos encontrados e seus significados
1- SSDP
O serviço SSDP Discovery programa o protocolo SSDP (Simple Service Discovery Protocol) como um serviço do Windows. O Serviço SSDP gerencia o recebimento de comunicados de presença de dispositivo, atualiza o seu cache e envia essas