Ética nas organizações
Casos Nacionais - Banco Panamericano, envolvido em um golpe contábil realizado para camuflar a saúde financeira da empresa, ou o caso de Antonio Palocci, cujo patrimônio multiplicou por 20 vezes em poucos anos.
Casos Internacionais - Caso Enron e Worldcom, cuja maquiagem contábil prejudicou milhares de acionistas, fechando a empresa, demissões e perdas milionárias. Esses casos geraram toda uma nova legislação vinculada á prestação de contas, responsabilização dos administradores e á transparência das empresas, a chamada lei Sarbanes-Oxley.
Lei Sarbanes-Oxley
Foi assinada em 30 de Julho de 2002, pelo senador Paul Sarbanes e pelo deputado Michael Oxley. Motivida por escândalos financeiros corporativos, essa lei foi redigida com o objetivo de evitar o esvaziamento dos investimentos financeiros e a fuga dos investidores causada pela aparente insegurança a respeito da governança adequada das empresas. Atualmente grandes empresas com operações financeiras no exterior seguem essa lei e também ela afeta dezenas de empresas brasileiras.
Caso ENRON - Os mais espertos da sala
Nesse filme é retratado a falência de uma das maiores empresas dos EUA, que atuou no mercado por 16 anos. Ele conta um história de um grupo de "nerds" gananciosos, que conseguiram construir um megacorporação apenas manipulando valores e cotações de energia nos Estados Unidos. Fundada por Ken Lay em 1985, com o objetivo de distribuir e criar fontes de energias alternativas chegou a ser a sétima maior companhia do país. Empregou mais de 20 mil funcionários e passou de US$ 10 bilhões para US$ 63 bilhões em menos de 10 anos. Em 24 dias a empresa faliu. Ken Lay era o tipo de pessoa que, enquanto ele estivesse lucrando com determinada coisa, não se importava com ética e moralidade, ele fazia, não importando por cima de quem ele passasse. A ENRON mostrava-se uma