Eduardo
A Teoria Materialista divide as contas em: Diferenciais ou de Resultados e Integrais ou Patrimoniais.
Contas Diferenciais ou de Resultados são aquelas que acarretam diferenças no Patrimônio, isto é, acarretam uma variação na Situação Líquida do Patrimônio.
São exemplos de Contas Diferenciais ou de Resultados: Impostos e Taxas, Seguros, Comissões Passiva, juros Passivos, Alugueis ativos, Comissões Ativas, Ordenados, Desepsas Gerais, etc.
Contas Integrais ou Patrimoniais são aquelas que integram o Patrimônio, isto é, todas as contas que representam Bens, Direitos e Obrigações.
São Exemplos de Contas Integrais ou Patrimoniais: Caixa, Duplicatas a Receber, Duplicatas a Pagar, Promissórias a Pagar, Imóveis, Bancos movimento, Veiculos, Móveis e Utensilios, etc.
Podemos ter ainda CONTAS MISTAS, que ao mesmo tempo integram o Patrimonio e acarreta divergencia no mesmo. Como por exemplo, podemos citar a Conta Mercadorias, utilizada tanto para compra como para venda, pois quando da contabilização da compra temos o valor do custo das mercadorias e quando da contabilização da venda, teremos o custo inicial das mesmas acrescido da margem de lucro da empresa, sendo que esta margem de lucro contabilizada é que acarreta a modificação (divergência) no Patrimônio.
Conforme o próprio nome nos diz, essas contas representam uma relação com a materialidade, ou seja, estas contas só devem existir enquanto existirem também os elementos materiais por ela representados na entidade.
Teoria Materialista - Conforme o próprio nome nos diz, essas contas representam uma relação com a materialidade, ou seja, estas contas só devem existir enquanto existirem também os elementos materiais por ela representados na entidade.
São classificadas em:
• Contas Integrais - São aquelas representativas de bens, direitos e obrigações.
• Contas Diferenciais - São as representativas de receitas, despesas e Patrimônio Líquido.
Teoria Patrimonialista - É a teoria que