Ética nas organizações
[pic]
Gerência Clube de Campo (1,9) – A atenção cuidadosa às necessidades das pessoas para satisfazer relacionamentos, leva a uma organização com atmosfera e ritmo de trabalho amigáveis, confortáveis.
Gerência em Equipe (9,9) – As realizações de trabalho são de pessoas comprometidas; a interdependência através de um “interesse comum” no objetivo da organização leva a relações de confiança e respeito.
Gerência de Organização Humana (5,5) – O desempenho adequado da organização é possível através do equilíbrio da necessidade de conseguir trabalhar e manter o moral das pessoas num nível satisfatório.
Gerência Empobrecida (1,1) – Exercer esforço mínimo para ter desempenhado o trabalho exigido é apropriado para manter a afiliação a organização.
Obediência – Autoridade (9,1) – A eficiência em operações resulta de arranjar condições de trabalho, de forma que elementos humanos interfiram em grau mínimo.
[pic]
Desenvolvida por R. R.Blake e J.S. Mouton é a representação gráfica de uma visão bidimensional dos estilos de liderança.Uma matriz nove-por-nove, que pode representar até 81 estilos diferentes de liderança.Eles propuseram um Grid Gerencial baseado nos estilos “preocupado com as pessoas” e “preocupado com a produção”.
O grid oferece apenas uma melhor estrutura para a conceitualização do estilo de liderança, porem não garante que o estilo 9,9 é o melhor em todas as situações.
[pic]
[pic]
[pic]
*Às 10 horas da manhã, o Zé chegou à empresa, atrasado e preocupado com seu filho na escola.
Claro que nesta situação ele não demonstra alto grau de interesse, nem pelos colegas, nem pela produtividade.
Sua prioridade ainda é seu filho.
*Pouco antes do meio-dia, nosso amigo Zé recebe um telefonema dizendo que seu filho está bem.
* Então, ao meio-dia, o nosso amigo Zé procura um colega de trabalho para almoçarem juntos, ao fazer isso demonstra que o seu interesse é o relacionamento, além da refeição, é